Marraquexe, “Cidade Vermelha”

O grupo de 86 pessoas estava de partida à aventura.  

Chegámos ao hotel, “Kenzi Menara Palace”, que nos fez querer tirar fotos e quase dispensar o jantar que nos esperava para ficarmos na enorme piscina que nos sussurrava – “venham mergulhar nas minhas águas cor de céu”, tal era o calor intenso que se fazia sentir. Resistimos, e antes do jantar fomos visitar a famosa praça Jemaa El-Fna, considerada património da humanidade, onde tudo acontece e onde a diversidade cultural nos deixa pensativos. Entre macacos, encantadores de serpentes, aguadeiros, gritos de “medo” e muitas coisas mais, lá seguimos para o jantar no Jad Mahal. Ambiente fantástico, gente bonita, muito bonita segundo alguns colegas… e odaliscas das “1001 noites” que decidiram agraciar o público que estava entusiasmado. Não percebi muito bem se o entusiasmo era pelas músicas, pelas coreografias ou se seria pelas… sim, pelas reduzidas vestes das odaliscas, … eram bonitas e vistosas - as “vestes”. O que sei é que nem eu escapei a ir dar um abano de anca lá pelo meio mas a minha “vestimenta” não fez tanto sucesso, estranho…Hummm!!!

No Sábado as caleches chiavam ao peso de tanta gente e nelas fomos visitar outras atrações de Marraquexe, entre as quais a famosa Koutoubia e os jardins Majorelle de um azul berbere e um verde natureza que apelavam ao silêncio e relaxamento. Eis que chegava a hora de finalmente nos perdermos pelo Souk da Praça Jemaa El-Fna. Os mais intrépidos lançaram-se à aventura chegando mesmo a querer perder-se por lá, “ai, ai, não fales com ninguém se não levam-nos para algum canto desconhecido e trocam-nos por camelos”, alguém dizia… nada disso, perdermo-nos na confusão de um Souk faz parte da magia destes locais, ao olharmos para o céu lá vemos o minarete que nos guia a bom porto.

Quem não quis participar nesta descoberta foi deliciar-se na piscina do hotel onde a água continuava a convidar todos os que lá passavam. Aqui entre nós, houve até quem desse uns mergulhos noturnos e ficasse a confessar os pecados à lua de Marrocos… ;-).

Mais um excelente jantar no Palais Soleiman onde tivemos direito a música, danças tradicionais e mais um desfile de “vestes” também elas tradicionais… Nem um dos nossos Administradores resistiu aos envolventes sons e deixou-se levar pela tradição…!

No Domingo quase todos descansaram à beira da piscina antevendo com certa nostalgia a partida que se aproximava.

Marraquexe, a cidade do cheiro a especiarias, cidade de muralhas que tentam conter o rebuliço de um povo tradicional, cidade do chá verde e hortelã, cidade que estranhamente apelida os portugueses de “o povo do sorriso” e que tão bem nos reconhece à distância… talvez regressemos, talvez nos percamos de novo na “Cidade Vermelha” e descubramos mais alguns dos seus mistérios.

Resta-nos deixar um agradecimento especial à Administração que nos oferece sempre a oportunidade de conhecermos o desconhecido e partilharmos da diversão e convívio destes fins-de-semana de incentivo. 

RESUL - Equipamentos de Energia S.A.

Parque Oriente
Rua D. Nuno Alvares Pereira, Bloco 3
2695-167 Bobadela - Portugal

Tel.: +351 218 394 980
Fax: +351 218 394 981
e-mail: geral@resul.pt

Lat. 38° 47´ 54´´ N Log. 9° 6´ 10´´ W

RESUL Angola

Rua Comandante Stona nº 32-34
Luanda - Angola


Tel : (+244) 222 325 890
Tel/Fax : (+244) 222 321 334
e-mail: geral@resul.co.ao

RESUL Moçambique

Rua Faralay, nº. 63
Maputo - Moçambique


Tel : (+258 21) 485 361
Fax : (+258 21) 485 386
e-mail: resul.moc@tvcabo.co.mz

RESUL Cabo Verde

Av. Amílcar Cabral Prédio da Adega,
1º fte
Praia - Ilha de Santiago
Cabo Verde

Tel.: (+238) 2 611 866
Fax: (+238) 2 611 883
e-mail: resulcv@sapo.cv

RESUL Control Systems

8676 Commerce Ct.,
Burnaby BC Canada V54 4N7

Tel.: 604 421 0110
Fax: 604 421 115
www.resul-cs.com

Social Network
Mapa do Site